ASPECTOS DO CONFORTO TÉRMICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Avaliação do Bloco Pedagógico CJA – UFSB
Palavras-chave:
Conforto térmico. Arquitetura bioclimática. Sistema domótico.Resumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que objetivou avaliar o conforto térmico dos ambientes do Bloco Pedagógico do Campus Jorge Amado (CJA – Ilhéus/Itabuna, BA) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A metodologia contemplou duas etapas: 1 análise da arquitetura da edificação considerando aspectos bioclimáticos e 2 avaliação das temperaturas internas dos ambientes. A coleta dos dados ocorreu durante os meses de fevereiro-março (verão) e junho-julho (inverno) de 2023. A arquitetura da edificação foi analisada com base num conjunto de diretrizes e indicadores de sustentabilidade ambiental do espaço construído e o conforto térmico foi analisado conforme parâmetros da NBR 15.575-1/2013, NBR 15.575-4/2013 e NBR 15.220-3/2005. Os resultados mostraram que as diretrizes utilizadas durante a etapa de projeto da edificação, que possibilitam conforto térmico com menor dispêndio de energia, foram implementadas, porém as temperaturas mensuradas durante o verão indicam a necessidade de climatização por sistema domótico (ventiladores e condicionadores de ar). No verão, as temperaturas variaram entre 29 e 33ºC em salas de aula voltadas para o poente e entre 28 e 30ºC em salas de aula voltadas para o nascente. No inverno as temperaturas variaram entre 25,3 e 27ºC tanto nas salas voltadas para o poente quanto a nascente. Os laboratórios que recebem maior incidência solar apresentaram temperaturas no verão, variando entre 28 e 30ºC. No inverno, tais ambientes apresentaram temperaturas entre 25 e 27ºC. Orienta-se que a climatização seja utilizada apenas nos meses do verão e no período vespertino.
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