A lógica da perene (contra) reforma
Dinâmica institucional histórica na regulação da educação profissional federal no tempo presente (1993-2018).
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v4i1.1093Palavras-chave:
(Contra) reformas do estado. História da educação profissional federal. Institucionalismo histórico.Resumo
O presente estudo investiga a lógica institucional de funcionamento da educação profissional federal brasileira ao longo do período de 1993 a 2018. Para atingir tal intento, recorre-se ao aporte teórico-metodológico do institucionalismo histórico. Utilizou-se como fonte histórica para análise de dados a consulta ao repertório legal da educação profissional que serve como instrumento interpretativo dos conflitos de poder entre os agentes institucionais do setor. A pesquisa elaborada aponta que as mudanças e permanências institucionais dependem dos direcionamentos providos pelos governos em mandato e seus respectivos interesses político-econômicos, e a abordagem do institucionalismo histórico permite compreender criticamente a dinâmica de reformas e contrarreformas em contexto temporal, desvelando assim a lógica institucional do estado burocrático a partir de um de seus campos organizacionais mais prementes.
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