Estratégias de polidez usadas em diálogos entre professores e alunos em situações corriqueiras de comunicação via plataformas virtuais

Autores

  • Teciene Cássia de Souza Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0003-1926-2126
  • Taísa Rita Ragi Universidade Federal de Lavras
  • Lucimara Grando Mesquita Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Estratégias de polidez, Interações sociais, Plataformas visuais

Resumo

Em toda forma de comunicação entre sujeitos é possível notar o uso de estratégias de polidez como uma forma de harmonizar as relações sociais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as interações sociais presentes nas plataformas virtuais, verificando as estratégias de polidez utilizadas em conversas entre professor e aluno. Para tal, realizamos uma pesquisa teórica acerca das estratégias de polidez e, somando à pesquisa teórica, apresentamos uma análise de conversas selecionadas entre professor e alunos através de plataformas virtuais. À vista disso, os resultados desta pesquisa apontaram que a interação entre professor e aluno acontece, na maioria das vezes, mediada por algumas das estratégias de polidez, visando a proteção da face, tanto do locutor quanto do interlocutor.

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Publicado

02-11-2022

Como Citar

SOUZA, . C. de; RAGI, . R.; MESQUITA, . G. Estratégias de polidez usadas em diálogos entre professores e alunos em situações corriqueiras de comunicação via plataformas virtuais. Enlaces, Salvador, v. 3, 2022. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/978. Acesso em: 20 abr. 2024.