AVALIAÇÕES EXTERNAS E SIGNIFICADOS PARA A GESTÃO ESCOLAR: DISCUSSÕES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.495Resumo
As discussões acerca das avaliações externas tem sido crescente entre pesquisadores da área das políticas educacionais e dos sistemas de ensino, pelo significado de sua prática, pelos seus usos e reflexos na escola. No Brasil, as avaliações externas se expandem a partir da implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Este sistema visa oferecer informações sobre a qualidade da educação básica no país para que os sistemas de ensino, as escolas e seus profissionais possam aperfeiçoar as suas práticas e atingir a qualificação pretendida. Apesar dessas avaliações externas disponibilizarem dados relevantes acerca do processo de desempenho escolar, do contexto intra e extraescolar, apresentam aspectos limitantes. Se os resultados forem utilizados de forma simplificada, isolada, pode-se incorrer numa lógica meritocrática e ao invés de servir como instrumento para a melhoria da qualidade da educação, poderá criar uma lógica competitiva entre as escolas e alargar ainda mais o processo de discriminação. Por isso, a relevância da apropriação e significação pela gestão escolar dessas avaliações numa perspectiva formativa. Assim, este texto tem por objetivo trazer uma discussão em torno da avaliação externa e seus sentidos e significados para a gestão escolar. O seu processo de construção ocorreu a partir das reflexões realizadas nos grupos de estudo e da vivência de gestão escolar por uma das autoras. Foi estruturado em três partes que se complementam e onde são apresentadas discussões a partir de aportes e subsídios teóricos sobre as abordagens de avaliação, o Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb e as possibilidades de uso e significados dessas avaliações para a gestão escolar.
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