FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTEXTO ESCOLAR A PARTIR DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.523Palavras-chave:
formação continuada, interdisciplinaridade, iniciação científicaResumo
RESUMO: Este relato de experiência provoca reflexões sobre a formação continuada de professores que acontece dentro do espaço escolar, a partir dos momentos de planejamento interdisciplinar, transformados em prática pedagógica. A leitura, recurso didático presente em todas as disciplinas do currículo, serviu de ponto de partida para o desenvolvimento de projeto didático de ensino que envolveu os componentes curriculares, como Língua Portuguesa e Redação I, Química, Física, e Redação Científica, nos primeiros anos/2017, ensino médio, Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim. Diante dos altos índices de reprovação em química e física na escola, o grupo de professores desenvolveu esse projeto de ensino que possibilitou o aprendizado de conteúdos das disciplinas envolvidas de forma mais prazerosa, bem como ofereceu condições de despertar o interesse pela atitude investigativa. Ou seja, oportunizou-se mais que apenas a transmissão de conhecimentos. O romance de Oliver Sacks ‘Tio Tungstênio: memórias de uma infância química’ impulsionou essa ideia. A experiência foi avaliada como positiva pelos professores e alunos envolvidos no projeto.
PALAVRAS-CHAVE: formação continuada, interdisciplinaridade, iniciação científica
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