O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DO PARANÁ: 1996 A 2010

Autores

  • Analu Bernardi Moura Universidade Estadual de Maringá
  • Angela Mara de Barros Lara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.629

Palavras-chave:

Educação Infantil. Municipalização do Ensino. Políticas Públicas Educacionais. Paraná.

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar o processo de municipalização da educação infantil no Paraná entre os anos 1996 a 2010. A partir da base histórica do referencial teórico-metodológico, buscamos responder como se desenvolveu a educação infantil paranaense no contexto da municipalização frente ao cenário nacional. Num primeiro momento, foram realizados um estudo, por meio de leituras das fontes, e, posteriormente, a análise de indicadores estaduais e nacionais. Procurou evidenciar o contexto histórico da educação infantil no Brasil diante das modificações propostas pela política neoliberal dos anos 1990 e o quadro da educação infantil paranaense comparados ao cenário nacional. Observamos que a política para a educação infantil brasileira, enquanto legislação, constituiu-se a partir dos anos 1990, marcada pela Reforma do Estado, voltada ao assistencialismo e caracterizada pela política de descentralização. Tais políticas são analisadas a partir de indicadores sociais e econômicos que demonstram o crescimento da educação infantil, com o Paraná à frente dos índices nacionais.

Biografia do Autor

Angela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Paraná – PR – Brasil.

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Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos