DESAFIOS E ANSEIOS DO SER PROFESSOR:
UMA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.678Resumo
O professor é um dos atores do processo educacional, sendo este, responsável na mediação entre aluno e conteúdo fundamental para a construção do conhecimento. Observa-se, portanto, esse cenário enaltece a importância do trabalho docente e, ao mesmo tempo, cria-se indagações sobre as dificuldades e os desafios deste. Nesse intuito, esta investigação objetivou questionar os estagiários licenciandos de um curso de Ciências Biológicas sobre os anseios e desafios do “Ser Professor”. Ela caracteriza-se como um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa, tendo os dados sido coletados através de questionário impresso aplicado aos sujeitos versando sobre as caraterísticas e dificuldades de ser professor. Na perspectiva destes, o professor precisa dominar conteúdo, inovar e explorar conhecimentos, mas que não há uma representação específica da profissão. A falta de estrutura física, de recursos pedagógicos e incentivo financeiro faz parte dos anseios. Quanto aos desafios, transmitir conhecimento, despertar interesse dos alunos, utilizar da tecnologia e escolher material adequado. Por tanto, constata-se que os futuros professores têm ciência do papel a desempenhar e saberes associados, bem como, dos anseios e desafios frente ao novo percurso pedagógico.
Palavras Chaves: Estágio Supervisionado. Biologia. Docente. Prática pedagógica.
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