DESAFIOS E ANSEIOS DO SER PROFESSOR:

UMA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • JONES BARONI FERREIRA MENEZES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • FRANCELYR QUEIROZ DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.678

Resumo

O professor é um dos atores do processo educacional, sendo este, responsável na mediação entre aluno e conteúdo fundamental para a construção do conhecimento. Observa-se, portanto, esse cenário enaltece a importância do trabalho docente e, ao mesmo tempo, cria-se indagações sobre as dificuldades e os desafios deste. Nesse intuito, esta investigação objetivou questionar os  estagiários licenciandos de um curso de Ciências Biológicas sobre os anseios e desafios do “Ser Professor”. Ela caracteriza-se como um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa, tendo os dados sido coletados através de questionário impresso aplicado aos sujeitos versando sobre as caraterísticas e dificuldades de ser professor. Na perspectiva destes, o professor precisa dominar conteúdo, inovar e explorar conhecimentos, mas que não há uma representação específica da profissão. A falta de estrutura física, de recursos pedagógicos e incentivo financeiro faz parte dos anseios. Quanto aos desafios, transmitir conhecimento, despertar interesse dos alunos, utilizar da tecnologia e escolher material adequado. Por tanto, constata-se que os futuros professores têm ciência do papel a desempenhar e saberes associados, bem como, dos anseios e desafios frente ao novo percurso pedagógico.

Palavras Chaves: Estágio Supervisionado. Biologia. Docente. Prática pedagógica.

Biografia do Autor

JONES BARONI FERREIRA MENEZES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 - 2008). Atualmente é Professor assistente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Também atua como tutor à distância e professor formador no Curso de Ciências Biológicas à distância (UECE/UAB). Membro do Comitê de Ética de Pesquisa da Academia Cearense de Odontologia (ACO) - Centro de Educação Continuada Professor Perboyre Castelo Tem experiência na área de Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia. Atualmente, está ligado também à área de Educação, sendo pesquisador na área de Ensino de Ciências/Biologia, Tecnologias Educacionais e Educação à distância.

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Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos