TEORIAS DA APRENDIZAGEM NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA BAHIA (2006-2018)
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.798Palavras-chave:
Teorias da aprendizagem, Políticas públicas, Políticas educacionais, Educação profissionalResumo
O artigo é fruto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT em andamento no Instituto Federal da Bahia - IFBA. Seu objetivo é identificar a(s) teoria(s) da aprendizagem presente(s) nos documentos norteadores das políticas públicas para a educação profissional na rede estadual baiana no período entre 2006 e 2018, através de pesquisa documental associada à pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Para tanto, foram analisados em profundidade o Plano Estadual de Educação da Bahia – PEE 2006-2016; o Plano Estadual de Educação da Bahia – PEE 2016-2026; e as Orientações e Diretrizes Pedagógicas e Curriculares da Rede Estadual da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia – Currículo Bahia, lançadas em 2018. Documentos que congregam diversos paradigmas da aprendizagem e apontam para um certo ecletismo teórico do ente público no que se refere às teorias da aprendizagem que subsidiam a construção de documentos norteadores de políticas públicas educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).