O DESIGN INSTRUCIONAL E O DESIGN EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DE UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA

Autores

  • Saulo Carmo Andrade IFBA
  • Maria de Fátima Luz Santos IFBA

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.807

Resumo

O design instrucional surge como um campo do conhecimento que se encarrega de trazer critérios e planejamento para área da educação. O presente artigo tem o objetivo de analisar as expressões “design instrucional” e “design educacional”, que comumente aparecem como sinônimas, do ponto de vista semântico, histórico e ideológico, numa perspectiva que parte de uma educação de viés progressista. Este trabalho visa ainda apresentar os aspectos do design educacional que são compatíveis com uma visão crítica da educação. Para o desenvolvimento desse artigo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, a partir de autores que tratam do design instrucional, do design educacional e da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no campo da educação, bem como a autores que discorrem sobre a concepção progressista da educação. Ficou evidente, então, o quanto a expressão “design instrucional” pode ser considerada inadequada para o cenário da atual educação brasileira por carregar consigo aspectos de ordem semântica, histórica e ideológica incompatíveis com uma educação emancipadora que considere os condicionantes históricos e sociais em sua práxis.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Luz Santos, IFBA

Doutora em Teologia com área de Concentração em Educação Faculdade Est/UFRS.

Pós-doutoranda em Tecnologia e Educação com pesquisa sobre Programa de Inovação em Educação Conectada na UMa-Portugal

Linha de pesquisa: Tecnologia e Educação.

Vinculo: cargo de professora com Exclusividade – IFBA

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Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Artigos