A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Giszelia Oliveira dos Santos UEPB
  • Celany Teixeira de Melo UEPB
  • Daniella Oliveira Pinheiro UEPB
  • Albanisa Pereira da Silva UEPB

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i9.887

Palavras-chave:

Educação. Professor. Formação da personalidade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como a personalidade do professor vem sendo formada e quais as consequências do seu trabalho para esse processo. Nossa proposta é compreender como ocorreu e ocorre a formação da personalidade do professor e como seu trabalho implica na formação da personalidade observando como este professor reage diante das situações que alienam seu próprio trabalho, Trata-se de um relato de experiência de pesquisa realizado professoras da educação básica no sentido de mostrar qual a visão dessas profissionais com relação a formação da sua personalidade. Como referencial teórico nos baseamos nas ideias de Goldenberg (2009), Manzinni (1991) e Martins (2007) e outros autores que versam sobre a formação da personalidade docente. Nossa abordagem metodológica é centrada em uma pesquisa qualitativa, realizada com duas professoras da educação básica da rede pública e privada do município de Campina Grande-PB, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas para compreender a percepção de cada uma sobre o tema em questão.

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Artigos