VIVENCIANDO A ORIENTAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOGRAFIA NO IFBA- SIMÕES FILHO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i10.942Palavras-chave:
IFBA. Interdisciplinaridade. Ensino-aprendizagemResumo
Vivenciando a orientação é resultado de uma atividade acadêmica desenvolvida por dois docentes das áreas de Educação Física e Geografia. Envolveu estudantes matriculados/as no 1º ano dos Cursos Integrados de Petróleo e Gás Natural - PGN, Metalurgia, Eletromecânica e Mecânica do IFBA – Campus Simões Filho durante a II unidade do ano letivo de 2019. A atividade teve caráter interdisciplinar e objetivou a associação dos conteúdos orientação e localização geográfica com vivências do esporte de orientação. Partindo do pressuposto que todos os componentes curriculares, presentes no contexto escolar, podem dialogar, cada docente organizou os conteúdos, habilidades e competências que seriam desenvolvidos ao longo do processo de aprendizagem discente considerando as especificidades necessárias. Dessa forma, o esporte de orientação foi ressignificado e vivenciado pelas turmas em três momentos durante o processo de aprendizagem: na aula de Educação Física, na aula de Geografia e num momento compartilhado com ambos docentes. O resultado dessa experiência demonstrou o quão atrativa e significativa torna-se a produção do conhecimento quando os/as discentes percebem que os saberes não são desvinculados um do outro. Trabalhos dessa natureza permite que os sujeitos envolvidos no processo de ensino tenham experiências lúdicas e significativas para seu aprendizado.Downloads
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