FABRICAÇÃO E TESTE DE DESEMPENHO DE UM FORNO SOLAR TIPO CAIXA UTILIZANDO MATERIAIS RECICLADOS
Resumo
Apresenta-se o estudo de viabilidade de construção e utilização de forno solar do tipo caixa a serem usados por famílias de baixa renda como alternativa no preparo de alimentos. A estrutura do protótipo foi idealizada a partir de uma sucata de pneu tendo sua cavidade interna preenchida com compósito a base de cimento Portland, gesso e isopor (EPS) triturado buscando o isolamento térmico entre o compartimento interno do forno e o ambiente. A eficiência foi testada em ensaios do forno a vazio (sem alimentos) e com alimentos (bolo, bife e pizza). Os parâmetros medidos e analisados foram o tempo de preparo, temperatura interna do forno e do absorvedor (assadeira de alumínio). Em posse dos dados obtidos os tempos de cozimento foram comparados aos do fogão doméstico convencional. A viabilidade do forno solar foi comprovada tendo o tempo de preparo do bolo de uma hora, pizza 20 minutos e bife assado em 25 minutos. Esses tempos são considerados elevados quando comparados aos mesmos alimentos produzidos em um fogão convencional, porém, quando se considera o custo benefício de sua utilização o fogão solar apresenta vantagem em relação ao fogão a gás GLP.Referências
ARORA, M.L., BARTH, E., UMPHRES, M.B. Technology evaluation of sequencing batch reactors. Journal Water Pollution Control Federation, v.57, n.8, p. 867-875, ago. 1985.
DATAR, M.T., BHARGAVA, D.S. Effects of environmental factors on nitrification during aerobic digestion of activated sludge. Journal of the Institution of Engineering (India), Part EN: Environmental Engineering Division, v.68, n.2, p.29-35, Feb. 1988.
FADINI, P.S. Quantificação de carbono dissolvido em sistemas aquáticos, através da análise por injeção em fluxo. Campinas, 1995. Dissertação de mestrado-Faculdade de Engenharia Civil-Universidade Estadual de Campinas, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.