BLOCOS CERÂMICOS FABRICADOS A PARTIR DAS CINZAS DA QUEIMA DE DENDÊ

Autores

  • C. R. R. da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • J. W. Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • L. G. M. de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • N. R. Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • L. G. V. M. de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Resumo

No presente artigo será apresentado o estudo de viabilidade de utilização de um material compósito alternativo para serem usados na construção de casas para famílias de baixa renda. O compósito utiliza o cimento do tipo Portland como matriz e, como reforço ou carga gesso, areia, cinzas da queima do resíduo originados da extração do óleo de dendê, e água. Em posse dos resultados dos testes de resistência a compressão e absorção de água para as várias formulações estudadas, os dados foram comparados às especificações contidas na ABNT 15270-3 onde se pretende verificar a aplicação do bloco proposto, se como bloco de vedação ou estrutural.  Definida as propriedades foram fabricados blocos com as dimensões: L = 800mm, H = 260mm e B = 100mm, para ensaio térmico onde determinou-se a condutividade térmica do compósito proposto. A formulação 33 PF + 33 C + 33 A (33,3% de pó fino, 33,3% de cimento e 33,3% de areia grossa em volume) apresentou as melhores propriedades dentre as estudadas como resistência a compressão 8,13Mpa, absorção de água 22,5% e condutividade térmica 0,30 w/m.K. O compósito estudado é considerado apto à sua utilização como blocos de vedação, segundo a NBR 15270-3.

Referências

MENEZES, M. S., Avaliação Do Desempenho Térmico de Habitações Sociais de Passo Fundo – Rs. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2006.

Da Silva, C. R. R., “Viabilidade de Utilização de um Compósito a partir da Queima dos Resíduos de Dendê para a Construção de Casas” Dissertação de Mestrado do PPGEM, UFRN, Natal, 2010.

GOMES, I. R. B.;”Viabilidade de utilização de um compósito a partir de resíduos para a construção de casas populares a baixo custo”, Dissertação de Mestrado do PPGEM, UFRN, Natal, 2010.

MEDEIROS, K.F.; BORJA E.V.; SILVA G.G.; BEZERRA M.C.M;: Análise das propriedades físico-mecânicas em blocos de cimento, com isopor, sem função estrutural. I Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica Natal-RN, 2006.

SANTOS, N. R. G. Construção e análise de desempenho de coletores solares alternativos utilizando garrafas PET, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Natal – RN, 2008.

SANTOS, R. D.; “Estudo térmico e de materiais de um compósito a base de gesso e EPS para construção de casas populares”; Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Natal – RN, 2008.

SILVA, A. R.;”Estudo térmico e de materiais de um bloco para construção de casas populares, confeccionado a partir de um compósito a base de gesso, EPS e raspa de pneu”; Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Natal – RN, 2010.

Downloads

Publicado

2016-06-30