UMA ENTREVISTA COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (PCNEM) PASSADOS DEZ ANOS DA SUA PUBLICAÇÃO

Autores

  • Fábio Luís Alves Pena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Simões Filho

Resumo

Este trabalho faz uma síntese, em forma de uma entrevista fictícia, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, com destaque para suas bases legais e conhecimentos em Física, passados dez anos da sua publicação. As perguntas e as respectivas respostas foram obtidas a partir da análise dos volumes 1 (Bases Legais) e 3 (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias) dos PCNEM, e de resultados de Pesquisa em Ensino de Física – PEF sobre o tema.

Referências

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. MEC: Brasília, 1999.

Guerra, A. et al. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2004, 21, 2, 224.

Kawamura, M. R. D.; Hosoume, Y. A Física na Escola, 2003, 4, 2, 22.

Machado, D. I.; Nardi, R. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2006, 28, 4, 473.

Pena, F. L. A. Anais do 7o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Brasil, 2009.

Pena, F. L. A.; Ribeiro Filho, A. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2009, 26, 1, 48.

Pena, F. L. A. A Física na Escola, 2001, 2, 2, 35.

Pena, F. L. A; Freire Jr, O. 14o Simpósio Nacional de Ensino de Física, Natal, Brasil, 2001.

Rezende, F. et al. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2009, 31, 1, 1402.

Rezende, F.; Ostermann, F. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2005, 22, 3, 316.

Ricardo, E. C. A Física na Escola, 2003, 4, 1, 8.

Ricardo, E. C.; Zylbersztajn, A. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 2002, 29, 3, 351.

Ricardo, E. C. (Editorial). Caderno Catarinense de Ensino de Física, 2001, 18, 3, 261.

Downloads

Publicado

2016-06-03