ESTUDO DA AVALIAÇÃO DO I ETICCA

Autores

  • Adriana Vieira dos Santos IFBA - CAMPUS DE SANTO AMARO
  • Jurema de Castro Souza IFBA - CAMPUS DE SANTO AMARO

Resumo

O presente artigo trata sobre a avaliação de um evento acadêmico realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA- campus Santo Amaro), intitulado como: I Encontro de Tecnologias Interdisciplinares, Cultura, Ciências e suas Aprendizagens (I ETICCA) que ocorreu nos dias 13 e 14 de janeiro de 2012 com a proposta de substituir a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2011, evento este que não ocorreu no campus devido a greve nacional dos servidores públicos federais. Este evento foi resultado de um projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFBA (PROEX) através do edital 01/2011e coordenado pelo grupo de professores da área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Para a sua realização foi necessário a participação vários servidores do campus, terceirizados, diversos membros da comunidade local e adjacências, principalmente, dos estudantes. Durante o I ETICCA foram realizados 12 (doze) minicursos, 06 (seis) palestras, 01 (uma) oficina, 01 (uma) mostra de vídeos, 01 (uma) mostra de livros, demonstração de experimentos, feira de ciências e cultura e o show da Química com o grupo de estudantes da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Este evento oportunizou a popularização do conhecimento e uma aproximação maior da instituição com a comunidade local e seu entorno. O grande diferencial foi a participação dos estudantes como protagonistas na organização e execução do evento. Após a análise dos questionários avaliativos aplicados aos participantes, foi observado que o evento foi um sucesso, classificado na categoria de ótimo. Entretanto, para um evento de dois dias e pela diversidade de atividades realizadas, foi estimado que é necessário melhorar o setor da sinalização das atividades no campus nos próximos anos.

Referências

AMORIN, D. S.; GATTÁS M. L. B. Modelo de práticca interdisciplinary em area na saúde. Rev. Medicina,v. 40, n. 1, p. 82-84, 2007.

Brasil. MEC, Ministério da Educação. Concepção e Diretrizes: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, 2008.

GOMES, R.; DESLANDES, S. F. Interdisciplinaridade na saúde pública: um campo em construção. Ver. Latinoamericana de Enfermagem, v. 2, n. 2, p. 103-114, 1994.

PPI - Projeto Político Pedagógico Institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2011. (Em construção).

WEIGER, C.; VILLANI, A.; FREITAS, D. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar. Ver. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 145-164, 2005.

Downloads

Publicado

2016-07-01