TRABALHO, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO CATEGORIAS INDISSOCIÁVEIS À INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Sílvia Elaine Almeida Lima IFBA

Resumo

A relação entre o ensino médio e o ensino profissional tem sua história marcada pela dualidade estrutural, que separa a cultura geral da cultura técnica, sendo aquela voltada para a formação científica e humanística das elites, enquanto futuros dirigentes da sociedade, a partir do ensino propedêutico; e esta, uma formação específica para o trabalho - destinada à classe trabalhadora -, cujo objetivo é a absorção rápida ao mercado de trabalho. Neste artigo discutiremos a possibilidade de integração entre o ensino médio e a educação profissional a partir da indissociabildade ente trabalho, educação, ciência e tecnologia. A construção deste artigo foi feita a partir de uma revisão bibliográfica, cujo arcabouço teórico é pautado nas contribuições dos autores: Frigotto; Ciavatta e Ramos (2009), Kuenzer (1989), Manfredi (2002), Saviani (2006), Machado (2005), dentre outros.


 

Publicado
2019-09-25
Como Citar
ALMEIDA LIMA, Sílvia Elaine. TRABALHO, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO CATEGORIAS INDISSOCIÁVEIS À INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Ensino em Foco, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 9 - 20, set. 2019. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/490>. Acesso em: 15 nov. 2019.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##