TRABALHO, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO CATEGORIAS INDISSOCIÁVEIS À INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i5.490Palavras-chave:
Trabalho. Educação. Ciência. Tecnologia. Educação Profissional.Resumo
A relação entre o ensino médio e o ensino profissional tem sua história marcada pela dualidade estrutural, que separa a cultura geral da cultura técnica, sendo aquela voltada para a formação científica e humanística das elites, enquanto futuros dirigentes da sociedade, a partir do ensino propedêutico; e esta, uma formação específica para o trabalho - destinada à classe trabalhadora -, cujo objetivo é a absorção rápida ao mercado de trabalho. Neste artigo discutiremos a possibilidade de integração entre o ensino médio e a educação profissional a partir da indissociabildade ente trabalho, educação, ciência e tecnologia. A construção deste artigo foi feita a partir de uma revisão bibliográfica, cujo arcabouço teórico é pautado nas contribuições dos autores: Frigotto; Ciavatta e Ramos (2009), Kuenzer (1989), Manfredi (2002), Saviani (2006), Machado (2005), dentre outros.
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