A EVASÃO DE ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICOS DA MODALIDADE INTEGRADA NO IFBA - CAMPUS JACOBINA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.500Palavras-chave:
Evasão e abandono escolar, Ensino técnico integrado ao Ensino Médio, Institutos Federais de EducaçãoResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo categorizar e analisar os fatores individuais, internos e externos, apontados por estudantes, que favoreceram o abandono e a evasão nos cursos técnicos da modalidade integrada no IFBA - Campus Jacobina. O percurso metodológico foi inspirado nos pressupostos da pesquisa quantitativa fundamentada em Luna (2011) e Gamboa (2012). Para construção dos dados, aplicou-se um questionário online com perguntas objetivas que foi respondido por 17 participantes ex-alunos do Campus. O estudo identificou múltiplos fatores para a evasão e o abandono, possibilitou aproximações das/os pesquisadoras/es com a complexidade do problema e ofereceu pistas sobre possíveis intervenções que podem contribuir com a diminuição da evasão no campus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).