A EVASÃO DE ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICOS DA MODALIDADE INTEGRADA NO IFBA - CAMPUS JACOBINA

Autores

  • Daniel Neves dos Santos Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina
  • Eliene Maria Sales Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina
  • Indaiara Célia da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina
  • Ivo Chaves de França Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina
  • Lucas Mendonça da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.500

Palavras-chave:

Evasão e abandono escolar, Ensino técnico integrado ao Ensino Médio, Institutos Federais de Educação

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo categorizar e analisar os fatores individuais, internos e externos, apontados por estudantes, que favoreceram o abandono e a evasão nos cursos técnicos da modalidade integrada no IFBA - Campus Jacobina. O percurso metodológico foi inspirado nos pressupostos da pesquisa quantitativa fundamentada em Luna (2011) e Gamboa (2012). Para construção dos dados, aplicou-se um questionário online com perguntas objetivas que foi respondido por 17 participantes ex-alunos do Campus. O estudo identificou múltiplos fatores para a evasão e o abandono, possibilitou aproximações das/os pesquisadoras/es com a complexidade do problema e ofereceu pistas sobre possíveis intervenções que podem contribuir com a diminuição da evasão no campus.

Biografia do Autor

Daniel Neves dos Santos Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina

Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina.

Eliene Maria Sales Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina

Mestranda em Educação e Diversidade (UNEB). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina.

Indaiara Célia da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina

Mestranda em Educação e Diversidade (UNEB). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina.

Ivo Chaves de França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Jacobina

Mestre em Gestão e Tecnologias de Informação (UNEB). Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina.

Lucas Mendonça da Silva

Graduando em Educação Física (UNEB). Técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina.

Downloads

Publicado

2019-04-22

Edição

Seção

Artigos