FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTEXTO ESCOLAR A PARTIR DA LEITURA

Autores

  • Edna Maria de Oliveira Ferreira IFBaiano e UNR
  • Juracir Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Thales Cerqueira Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.523

Palavras-chave:

formação continuada, interdisciplinaridade, iniciação científica

Resumo

RESUMO: Este relato de experiência provoca reflexões sobre a formação continuada de professores que acontece dentro do espaço escolar, a partir dos momentos de planejamento interdisciplinar, transformados em prática pedagógica. A leitura, recurso didático presente em todas as disciplinas do currículo, serviu de ponto de partida para o desenvolvimento de projeto didático de ensino que envolveu os componentes curriculares, como Língua Portuguesa e Redação I, Química, Física, e Redação Científica, nos primeiros anos/2017, ensino médio, Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim. Diante dos altos índices de reprovação em química e física na escola, o grupo de professores desenvolveu esse projeto de ensino que possibilitou o aprendizado de conteúdos das disciplinas envolvidas de forma mais prazerosa, bem como ofereceu condições de despertar o interesse pela atitude investigativa. Ou seja, oportunizou-se mais que apenas a transmissão de conhecimentos. O romance de Oliver Sacks ‘Tio Tungstênio: memórias de uma infância química’ impulsionou essa ideia. A experiência foi avaliada como positiva pelos professores e alunos envolvidos no projeto.

PALAVRAS-CHAVE: formação continuada, interdisciplinaridade, iniciação científica

Biografia do Autor

Juracir Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Juracir Silva Santos é professor de Química, Introdução à Química, Avaliação da Qualidade da Água e Metodologia do Ensino de Química Geral no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Senhor do Bonfim. Tem doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7972326279865902

Thales Cerqueira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Thales Cerqueira Mendes é professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Senhor do Bonfim. Possui Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2007), mestrado em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos (USC, 2011) - revalidado pela UEFS, mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF, 2016) e é doutorando em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8677178558549400.

Downloads

Publicado

2019-04-22

Edição

Seção

Artigos