BURACO ISOMÉRICO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.541Resumo
Mais recentemente os jogos didáticos passaram a ser mais adotados nas salas de aula, como instrumento complementar para dinamizar as aulas e torná-las mais interativas. Este trabalho teve como objetivo propor um jogo didático para o ensino de química orgânica envolvendo a temática isomeria plana. O jogo “buraco isomérico” foi desenvolvido em um semestre letivo no âmbito do curso de Licenciatura em Química em uma universidade pública de Salvador e aplicado no ensino médio de escolas públicas. Foram realizadas duas experiências no Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador e outra no Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, ambos em Salvador, Bahia. Verificou-se que o jogo é um instrumento viável para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, apresentando efeitos positivos, observados direta e indiretamente a partir do relato da experiência de aplicação desse subsídio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).