INTERFACES DO DESENHO

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE NO IFBA

Autores

  • Solange Maria de Souza Moura IFBA
  • Claudio Mario Nascimento IFBA- CAMPUS SALVADOR
  • Catarina Maria Damasceno Alves IFBA- CAMPUS SALVADOR
  • Francisco Carlos Reis IFBA- CAMPUS SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.545

Palavras-chave:

Aspectos formativos do Desenho;, Diálogos Interdisciplinares;, Prática Pedagógica; Formação Discente e Docente.

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre a construção de diálogos interdisciplinares como prática pedagógica na formação discente e docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador, a partir da experiência do projeto de extensão Interfaces do Desenho – 1º Ciclo de Palestras. Ele é o resultado da pesquisa-ação realizada durante as palestras e os laboratórios expositivos, que envolveram estudantes do curso médio integrado e da graduação, além de professores da área de Desenho Técnico, Arquitetura, Matemática e de Mecânica. Foram tomados como base pressupostos teóricos que buscam tratar a ideia de Interfaces do Desenho e possibilitam uma reflexão sobre o caráter dialógico do Desenho Técnico, da Interdisciplinaridade e da Formação. Os aspectos formativos da área de Desenho, nos cursos técnicos, como mobilizadores de experiências de práticas pedagógicas construídas em diálogos interdisciplinares revelam a atualidade e a importância deste artigo.

Biografia do Autor

Solange Maria de Souza Moura, IFBA

Mestra em Educação pela FACED UFBA, com pesquisa sobre o Ensino da Arte na produção de visibilidade de espaço e identidade cultural de afro-descendentes; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; e, Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (1986). Atuou como Consultora em Arte Educação para exames de Certificação dos professores do Estado da Bahia, pela FLEM; Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Professora de Arte do programa UNEB 2000;e,  Cordenadora Pedagógica da Conferência de Juventude do Estado da Bahia. Trabalhou 26 anos como docente do Ensino da Arte na educação básica e superior em escolas públicas e particulares; entre esses anos desenvolveu, durante 08 anos, projetos pedagógicos na área de Arte, junto às comunidades da Rocinha e da Mangueira, no Rio de Janeiro. Atualmente leciona  Desenho Técnico no IFBa, Campus Salvador.

Claudio Mario Nascimento, IFBA- CAMPUS SALVADOR

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Prof. de Desenho Técnico do IFBA, Campus Salvador.

Catarina Maria Damasceno Alves, IFBA- CAMPUS SALVADOR

Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),  Prof.ª de Desenho Técnico do IFBA, Campus Salvador.

Francisco Carlos Reis, IFBA- CAMPUS SALVADOR

Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana  (UEFS),  Prof. de Desenho Técnico e Desenho Geométrico do IFBA, Campus Salvador.

Downloads

Publicado

2019-04-22

Edição

Seção

Artigos