INTERFACES DO DESENHO
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE NO IFBA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.545Palavras-chave:
Aspectos formativos do Desenho;, Diálogos Interdisciplinares;, Prática Pedagógica; Formação Discente e Docente.Resumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre a construção de diálogos interdisciplinares como prática pedagógica na formação discente e docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador, a partir da experiência do projeto de extensão Interfaces do Desenho – 1º Ciclo de Palestras. Ele é o resultado da pesquisa-ação realizada durante as palestras e os laboratórios expositivos, que envolveram estudantes do curso médio integrado e da graduação, além de professores da área de Desenho Técnico, Arquitetura, Matemática e de Mecânica. Foram tomados como base pressupostos teóricos que buscam tratar a ideia de Interfaces do Desenho e possibilitam uma reflexão sobre o caráter dialógico do Desenho Técnico, da Interdisciplinaridade e da Formação. Os aspectos formativos da área de Desenho, nos cursos técnicos, como mobilizadores de experiências de práticas pedagógicas construídas em diálogos interdisciplinares revelam a atualidade e a importância deste artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).