ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA AULA DE BIOLOGIA

Autores

  • Monica Érika Pardin Steinert Secretaria de Estado de Educação, Lazer e Cultura de Mato Grosso, SEDUC
  • Edna Lopes Hardoim UFMT

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.548

Palavras-chave:

Ensino Híbrido EH; Zoologia; Aplicativo;

Resumo

Rotação por estações é uma modalidade de metodologia ativa situada na zona híbrida de ensino. É ativa porque coloca o estudante no papel de protagonista no processo de aprendizagem. E esse protagonismo pressupõe autonomia na tomada de decisões, cooperação, dinamismo e, mesmo, solidariedade. Esses predicados são essenciais no ambiente de múltipla escassez de recursos, demandas emergentes e formação específica para determinadas “inovações” que é a escola pública em si. Entrelaçando elementos do Conectivismo de Siemens (2004) com a modalidade formativa situada na zona híbrida de ensino de Christensen, Horn e Staker (2013), este trabalho é um relato de experiência do seguimento de uma Pesquisa-Ação (PA) empreendida na escola. A proposta pedagógica relatada neste trabalho tem cerne na contextualização de conteúdos de Zoologia.

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Publicado

2019-04-22

Edição

Seção

Artigos