PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL INCLUSIVO COM DEFICIENTES VISUAIS

  • Franklin José Carneiro Neto IFMA
  • Raimundo Nonato Assunção Viana

Resumo

O artigo trata de pesquisa em andamento, desenvolvida no Mestrado ProfArtes da Universidade Federal do Maranhão. Busca a criação de Metodologia para Inclusão de Alunos com Deficiência Visual na Arte Teatral. A temática da Inclusão baseou-se nos teóricos MANTOAN (2015), MAZZOTA (2011) e GÓES (2007); para os Jogos e Exercícios Teatrais utilizamos SPOLIN (2005), KOUDELA (1984), JAPIASSU (1998) e REVERBEL (1978). Através de experimentações de métodos, teorias e técnicas teatrais pretende-se incluir os Deficientes Visuais nas Oficinas de Teatro, criar um Espetáculo Teatral e, posteriormente, utilizando a Mediação Teatral, avaliar se a Metodologia de Inclusão Teatral adotada possibilitou a participação destes alunos na criação, montagem e atuação no espetáculo. Neste momento estamos iniciando a Oficina de Teatro junto a Escola de Cegos do Maranhão.

Publicado
2019-03-30
Como Citar
CARNEIRO NETO, Franklin José; VIANA, Raimundo Nonato Assunção. PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL INCLUSIVO COM DEFICIENTES VISUAIS. Ensino em Foco, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 31 - 43, mar. 2019. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/551>. Acesso em: 26 set. 2020.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##