UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Resumo

Diversos enigmas ou problemas matemáticos são propostos desde antiguidade e são responsáveis em estimular crianças, jovens e adultos, em busca de uma solução real e verdadeira. O suíço Leonard Euler é considerado um dos maiores matemático de todos os tempos, devido aos seus inúmeros trabalhos desenvolvidos em diversas áreas da matemática. O surgimento da teoria dos grafos deve-se a Euler com a publicação da solução do problema das sete pontes de Königsberg. Este artigo objetivou: (i) apresentar a solução sugerida por Euler para o problema das sete pontes Königsberg, (ii) sugerir uma prática pedagógica para o ensino de matemática na educação básica através dos grafos, e (iii) propor a inclusão da teoria dos grafos nos livros didáticos do ensino médio. A importância dos desafios matemáticos no processo de ensino e aprendizagem de matemática é extremamente fundamental para o desenvolvimento intelectual do estudante envolvido.


 


 
Publicado
2019-09-25
Como Citar
PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 21 - 32, set. 2019. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/591>. Acesso em: 15 nov. 2019.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##