O LUGAR E SUAS ESSÊNCIAS: ALGUMAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rosangela Patricia de Sousa Moreira IFBA
  • Claudia Moreira de Sousa Pires Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i5.595

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica acerca do conceito de lugar enquanto ponto de partida para a compreensão do espaço geográfico. A partir desse entendimento, buscou-se pensar nas práticas pedagógicas docentes desenvolvidas na educação básica que se utilizam do conceito de lugar, mediante uma abordagem humanística. Para a construção desse artigo observou-se a prática pedagógica desenvolvida na disciplina de geografia, no IFBA Campus Valença, no período de 2014 a 2016, bem como o referencial teórico que discute o conceito de lugar. As reflexões que surgiram dessa pesquisa é que o ensino de geografia fundamentado na abordagem humanística no contexto da educação básica permite a instrumentalização dos sujeitos sociais para uma leitura profícua e significativa do seu lugar-mundo, percebendo-o como vivo e cheio de significado, para além da racionalidade técnica descritiva.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos