O LUGAR E SUAS ESSÊNCIAS: ALGUMAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Rosangela Patricia de Sousa Moreira IFBA
  • Claudia Moreira de Sousa Pires Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica acerca do conceito de lugar enquanto ponto de partida para a compreensão do espaço geográfico. A partir desse entendimento, buscou-se pensar nas práticas pedagógicas docentes desenvolvidas na educação básica que se utilizam do conceito de lugar, mediante uma abordagem humanística. Para a construção desse artigo observou-se a prática pedagógica desenvolvida na disciplina de geografia, no IFBA Campus Valença, no período de 2014 a 2016, bem como o referencial teórico que discute o conceito de lugar. As reflexões que surgiram dessa pesquisa é que o ensino de geografia fundamentado na abordagem humanística no contexto da educação básica permite a instrumentalização dos sujeitos sociais para uma leitura profícua e significativa do seu lugar-mundo, percebendo-o como vivo e cheio de significado, para além da racionalidade técnica descritiva.

Publicado
2019-09-25
Como Citar
MOREIRA, Rosangela Patricia de Sousa; PIRES, Claudia Moreira de Sousa. O LUGAR E SUAS ESSÊNCIAS: ALGUMAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensino em Foco, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 46 - 60, set. 2019. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/595>. Acesso em: 15 nov. 2019.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##