TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAL: TESSITURAS DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i5.646

Palavras-chave:

TIC, Metodologias de ensino, Formação de professores

Resumo

O objetivo geral do trabalho é analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como metodologia de ensino na prática docente dos professores de Crateús/CE. Para levantamento de dados aplicou-se questionários estruturados a 49 professores de todas as áreas do conhecimento que lecionam no ensino fundamental II, questionando sobre formação acadêmica, dificuldades quanto o uso das TIC e a opinião dos pesquisados no tocante a participação de um curso preparatório para uso das TIC na educação, além da aquisição de uma guia com informações sobre ferramentas tecnológicas. Cerca de 92% dos entrevistados relatou utilizar as TIC, tais como, data show, computador, internet e multimídias, todavia apenas 43% teve formação durante a graduação ou após ela. Relacionado às dificuldades, os mesmos relataram não ter formação ou recursos nas escolas para utilizarem as TIC no contexto educacional, e assim a maioria optou pela participação do curso e aquisição do guia. Assim, conclui-se que os professores reconhecem a importância das TIC como ferramenta de ensino e aceitam auxílio para relacionar tecnologia nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

Carla Manoela Costa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Crateús). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professor assistente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE).

Downloads

Publicado

2019-09-29

Edição

Seção

Artigos