TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAL: TESSITURAS DA PRÁTICA DOCENTE

Resumo

O objetivo geral do trabalho é analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como metodologia de ensino na prática docente dos professores de Crateús/CE. Para levantamento de dados aplicou-se questionários estruturados a 49 professores de todas as áreas do conhecimento que lecionam no ensino fundamental II, questionando sobre formação acadêmica, dificuldades quanto o uso das TIC e a opinião dos pesquisados no tocante a participação de um curso preparatório para uso das TIC na educação, além da aquisição de uma guia com informações sobre ferramentas tecnológicas. Cerca de 92% dos entrevistados relatou utilizar as TIC, tais como, data show, computador, internet e multimídias, todavia apenas 43% teve formação durante a graduação ou após ela. Relacionado às dificuldades, os mesmos relataram não ter formação ou recursos nas escolas para utilizarem as TIC no contexto educacional, e assim a maioria optou pela participação do curso e aquisição do guia. Assim, conclui-se que os professores reconhecem a importância das TIC como ferramenta de ensino e aceitam auxílio para relacionar tecnologia nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Crateús). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professor assistente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE).

Publicado
2019-09-29
Como Citar
MOURA, Francisco Nunes de Sousa; RODRIGUES, Carla Manoela Costa; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAL: TESSITURAS DA PRÁTICA DOCENTE. Ensino em Foco, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 72 - 86, set. 2019. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/646>. Acesso em: 15 nov. 2019.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##