PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Karine Rodrigues Alvarez IFNMG Montes Claros
  • Roberta Pereira Matos IFNMG campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.681

Resumo

Este artigo visa contribuir com as discussões acerca da temática evasão escolar que tem se apresentado no âmbito das Instituições Federais. Tal motivação se deve, sobretudo, ao fato identificado em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União no qual percebeu-se que a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica “levou o ensino técnico aonde não chegava, e atendeu a quem nunca foi atendido, porém não chegou com a forma adequada, nem atendeu como se esperava” (FRIGOTTO, 2018, p.302). Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivos identificar a existência de políticas institucionais que visam à permanência e ao êxito escolar nos Institutos Federais (IFs) e verificar quais ações estão sendo desempenhadas com o intuito de combater a evasão e retenção, bem como, promover a permanência e o êxito escolar. Utilizou-se como metodologia a técnica de pesquisa documental com abordagem quali-quantitativa realizando a coleta de dados por vias Institucionais e sistema de dados governamentais. Os resultados apontaram que houve queda no índice das taxas de evasão destas Instituições. Além disso, foi possível identificar que dos 38 IFs, 26 possuem políticas institucionais direcionadas para a permanência e o êxito escolar. Pode-se inferir destes dados que, os IFs têm se mobilizado para reduzir os índices de evasão apresentados, bem como, desenvolvido políticas institucionais direcionadas a permanência e ao êxito escolar. Todavia, deve-se averiguar, de forma mais minuciosa, a aplicabilidade das políticas institucionais a fim de identificar suas influências na redução das taxas de evasão escolar. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional. Taxas de Evasão. Permanência e Êxito Escolar. Institutos Federais.

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Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos