O DESIGN INSTRUCIONAL E O DESIGN EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DE UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA

  • Saulo Carmo Andrade IFBA
  • Maria de Fátima Luz Santos IFBA

Resumo

O design instrucional surge como um campo do conhecimento que se encarrega de trazer critérios e planejamento para área da educação. O presente artigo tem o objetivo de analisar as expressões “design instrucional” e “design educacional”, que comumente aparecem como sinônimas, do ponto de vista semântico, histórico e ideológico, numa perspectiva que parte de uma educação de viés progressista. Este trabalho visa ainda apresentar os aspectos do design educacional que são compatíveis com uma visão crítica da educação. Para o desenvolvimento desse artigo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, a partir de autores que tratam do design instrucional, do design educacional e da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no campo da educação, bem como a autores que discorrem sobre a concepção progressista da educação. Ficou evidente, então, o quanto a expressão “design instrucional” pode ser considerada inadequada para o cenário da atual educação brasileira por carregar consigo aspectos de ordem semântica, histórica e ideológica incompatíveis com uma educação emancipadora que considere os condicionantes históricos e sociais em sua práxis.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Teologia com área de Concentração em Educação Faculdade Est/UFRS.

Pós-doutoranda em Tecnologia e Educação com pesquisa sobre Programa de Inovação em Educação Conectada na UMa-Portugal

Linha de pesquisa: Tecnologia e Educação.

Vinculo: cargo de professora com Exclusividade – IFBA

Publicado
2021-03-27
Como Citar
ANDRADE, Saulo Carmo; SANTOS, Maria de Fátima Luz. O DESIGN INSTRUCIONAL E O DESIGN EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DE UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA. Ensino em Foco, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 64 - 75, mar. 2021. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/807>. Acesso em: 06 maio 2021.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##