A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação, Literatura, Formação de leitoresResumo
Este trabalho objetiva apresentar análises sobre o texto literário na sala de aula e sua influência no processo de construção e desenvolvimento intelectual do aluno. Para tanto, baseamo-nos na importância que se deva dar aos estudos e pesquisas do professor, este que deve atuar como o mediador nesse processo de formação de leitores, no processo de difusão e extensão da pesquisa e do conhecimento. Por meio da leitura orientada o aluno pode adentrar a um processo dialético, ampliando o conhecimento e o pensamento crítico. O texto literário proporciona interpretações que conduzem a uma pluralidade de pensamentos e reflexões. Nesse viés, infere-se que a literatura contribui para dialética dos diferentes ambientes linguísticos, culturais e sociais do sujeito. Mediante referido, propomos um estudo de que o educador, por intermédio de textos literários, pode construir um processo sólido de ensino/aprendizagem, possibilitando assim, a melhoria da educação contextual. Para a
pesquisa realizou-se um levantamento bibliográfico partindo do viés proponente de Alfredo Bossi (2006), Antônio Candido (1985) (1995), Rildo Cosson (2006) e Paulo Freire (1989). Contudo, demais intervenções teóricas-criticas surgirão no decorrer das análises.
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