Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. O texto deverá ser escrito em uma das seguintes línguas: português, espanhol ou inglês.
  2. Os gêneros para a apresentação das contribuições da Edição Acadêmica são: artigo científico, resenha crítica, relato de experiência e ensaio. Para a edição Especial Educação Básica, as contribuições são: artigo científico e resenha crítica. Para a seção Livre Escrita: relato de experiência, contos, crônicas e poemas.
  3. Os textos submetidos devem estar revisados de acordo com a norma-padrão das línguas nas quais foram escritos.
  4. O conteúdo do trabalho é de responsabilidade de seu(s) autor(es). Cabe ao Conselho Editorial solicitar parecer ao Conselho Científico e/ou a outros pareceristas ad hoc da área específica antes de decidir sobre sua aceitação, a qual poderá ficar condicionada a modificações a serem feitas por seu(s) autor(es).
  5. Serão publicados por edição, um mínimo de 6 e um máximo de 12 artigos.
  6. A identificação de autoria do trabalho deve ser retirada do arquivo e da opção “propriedades” no Word, assegurando o “Blind review”, ou seja, a garantia da integridade na avaliação duplo-cega, evitando-se, assim, que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas um ao outro. Quando mencionado no corpo do texto, através de autocitação, e nas referências, substituir por “XXX”, tanto o nome quanto o ano de publicação.
  7. Os autores deverão constatar a adequação da submissão no que diz respeito à formatação informada. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ao(s) autor(es), com prazo determinado para uma nova submissão.

 

 Normas a serem utilizadas nos textos

 

O texto, tendo em vista as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, deverá ser assim formatado:

 

  • O corpo do texto deverá ser digitado em formato Word (.doc ou .docx); tamanho A4 (21cm x 29,7 cm); em fonte Arial, tamanho 12; com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm conforme NBR 14724/2011. Os parágrafos devem conter o recuo de 1,25 cm da margem esquerda, sem espaçamento entre eles. As páginas não devem ser numeradas.
  • Dimensão: os textos da edição Acadêmica deverão ter o mínimo de 10 páginas, sendo o máximo de 21 páginas, para artigos; e máximo de 12 páginas para relatos de experiência, resenhas e ensaios, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências. Os textos da edição Educação Básica apresentarão o mínimo de 08 páginas, sendo o máximo de 12 páginas para artigos; máximo de 10 páginas para resenhas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências. Na seção Livre Escrita, o limite dos textos estará em 10 páginas para os relatos de experiência; mínimo de 3 e máximo de 5 páginas para os contos; e mínimo de 2 e máximo de 3 páginas para os poemas;
  • Para a edição Acadêmica, só serão aceitas resenhas de livros publicados há, no máximo, três anos. As resenhas para a edição Educação Básica, poderão versar sobre produções de diferentes gêneros literários, com publicação, no máximo, há três anos;
  • Título no idioma do documento (português, inglês ou espanhol): centralizado, com todas as letras maiúsculas, em fonte Arial, tamanho 14, negrito;
  • Título em outro idioma (se o idioma do documento for português, este deve ser inglês e vice-versa; se o idioma do documento for espanhol, deve-se inserir os três títulos nesta ordem: espanhol, português e inglês): uma linha abaixo do título no idioma do documento, centralizado, com todas as letras maiúsculas, em fonte Arial, tamanho 12, negrito;
  • Resumo/palavras-chave no idioma do documento: duas linhas após o título, em fonte Arial, tamanho 10, introduzido pela palavra “RESUMO” com letras maiúsculas seguida de dois pontos, contendo texto em espaço simples, justificado, de 200 a 300 palavras. As palavras-chave devem ser introduzidas por “PALAVRAS-CHAVE” com letras maiúsculas, seguidas de dois pontos, separadas por ponto e vírgula (mínimo de 3 e máximo de 5);
  • Resumo/palavras-chave em outro idioma (se o idioma do documento for português, esse deve ser inglês e vice-versa; se o idioma do documento for espanhol, deve-se inserir os três resumos/palavras-chave nesta ordem: espanhol, português e inglês): segue a mesma formatação do resumo/palavras-chave no idioma do documento, duas linhas após;
  • As figuras devem ser introduzidas no texto, acompanhadas de sua descrição
  • As citações deverão seguir o sistema autor-data, conforme NBR 10520/2023;
  • As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Arial 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples, numeradas em algarismo arábico;
  • Os subtítulos devem seguir numeração em algarismos arábicos, sem recuo de parágrafo, no sistema sequencial em níveis (1, 2, 2.1, 2.2, 3, 3.1, 3.1.2, 3.1.3 etc.), até no máximo terceiro nível. Devem ser escritos em negrito no primeiro nível, em itálico no segundo nível e sem qualquer formatação no terceiro nível, com letra inicial maiúscula somente na primeira palavra, com exceção dos nomes próprios. Não se devem numerar a introdução, as considerações finais e as referências;
  • Referências: deverão ser apresentadas conforme a NBR 10520/2023, em ordem alfabética, ao final do capítulo apenas com os autores/documentos citados no corpo do texto;

O template para a formatação dos artigos estará disponível em formato .doc ou .docx.

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