METODOLOGIAS ATIVAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES: UTILIZAÇÃO DO PEER INSTRUCTION E PBL
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, PBL, Montagem e Manutenção de Computadores, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O ensino exclusivamente por transmissão ainda se faz presente nas escolas, e o reflexo disso é a insatisfação e desinteresse dos estudantes. Assim, a aplicação de metodologias ativas pode contribuir para esse ensino e aprendizagem. Logo, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da utilização do Peer Instruction e PBL (Problem Based Learing ) a partir de uma atividade no componente curricular de Montagem e Manutenção de Computadores, realizada em uma turma de ensino médio do curso Técnico em Informática, com intuito de motivar o aprendizado, a autonomia, o estimulo ao raciocínio lógico e tornar o discente reflexivo. Nas análises dos dados, percebem-se benefícios como a motivação, autonomia, socialização e comunicação na solução do problema.
Publicado
Versões
- 2025-11-24 (2)
- 2025-11-24 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.