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GÊNERO, RAÇA E SUBJETIVIDADES REBELDES: REFLEXÕES ACERCA DE UMA AÇÃO CONTRACOLONIAL NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Aleí dos Santos Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

: Gênero; Raça; Subjetividades rebeldes; Educação contracolonial; Projeto de Vida.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca da ação pedagógica intitulada “Gênero, raça e subjetividades rebeldes no meu projeto de vida”, desenvolvida no componente Projeto de Vida, em turmas de 1º ano do Ensino Médio, no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, localizado na cidade de Serrinha/BA, cujo objetivo foi refletir sobre a importância do envolvimento das juventudes no combate a violência de gênero e raça ao ponderar sobre seus impactos na construção dos seus projetos de vida. Metodologicamente, essa ação foi desenvolvida no formato de oficina organizada em etapas interdependentes: discussão teórica, produção textual/artística e culminação em forma de saraus. No que concerne aos preceitos que abalizam a produção científica, esse estudo trata-se de um relato de experiência classificado como um tipo de pesquisa descritiva. Nesse sentido, para descrever e analisar as experiências vividas faz-se necessário fundamentos teóricos, desse modo, recorremos a epistemologias feministas, negras e contracoloniais. Como resultado desse empenho pedagógico, constatamos que o rendimento positivo dessa ação está diretamente relacionado com o entrelaçamento de discussões complexas e multifacetadas com as linguagens e manifestações das juventudes. Essa ação pedagógica ao se posicionar contrária ao colonialismo aponta caminhos que possibilitam fazer do componente Projeto de Vida e da escola pública, independente da modalidade de ensino, um território de rebeldias antirracista, antimachista, defensora das diferentes formas de viver o gênero, comprometida com as juventudes de hoje e suas cosmovisões de mundo a fim de fomentar a construção de um amanhã contracolonial.

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Publicado

2025-11-24 — Atualizado em 2025-11-25

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