Diálogos e tessituras com uma sociolinguista: Norma da Silva Lopes

Autores

Palavras-chave:

Norma da Silva Lopes, Sociolinguística, Entrevista

Resumo

O convite feito à Norma da Silva Lopes para esse diálogo se deve, sobretudo, por sua iniciativa em propor, organizar e criar o Encontro de Sociolinguística: um marco para os estudos sociolinguísticos no Brasil, a partir de suas primeiras edições em Salvador, no Estado da Bahia. Esse evento é um fórum privilegiado e já consolidado para a socialização das pesquisas sociolinguísticas, seja de natureza descritiva ou aplicada. Um evento que motiva mais pesquisas entre profissionais da área, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e da pós-graduação das diversas regiões do país, principalmente no Nordeste. O evento, já na sua 11ª edição, além de envolver discussões sobre a teoria sociolinguística, suas vertentes e a importância dessa área da linguística para os estudos e o conhecimento, busca promover, principalmente, debates sobre resultados de pesquisas a respeito da língua portuguesa, em especial sobre a(s) variedade(s) falada(s) nos estados nordestinos, produzidos nas diversas partes do Brasil.

Além disso, essa iniciativa de se fazer uma entrevista com a pesquisadora Norma da Silva Lopes foi motivada pelo fato de a professora ter sido a personalidade homenageada no Encontro de Sociolinguística, evento realizado de maneira remota, por motivo da pandemia da COVID 19, em sua 10ª edição. Um evento já consagrado e solidificado no cenário nacional dos estudos sociolinguísticos.

Biografia do Autor

Valter de Carvalho Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia, Licenciado em Letras com Espanhol (2006) e Letras com Português e Inglês (2005) pelo Centro Universitário Jorge Amado. Atualmente, é Docente de Língua Portuguesa com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal da Bahia e editor-chefe da «Enlaces: revista de estudos linguísticos e literários». Dedica-se a estudos na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista e também sua relação com o ensino de língua portuguesa. É líder dos Grupos de Pesquisa «Estudos da Língua Portuguesa: descrição e ensino - ELiPor» e «Fala e Contexto no Português Brasileiro - GconPort» e membro do «Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística - GPDS-UFOP». 

Referências

ALMEIDA, Norma Lúcia; CARNEIRO, Zenaide (orgs.). Amostras da língua falada no seminário baiano. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana/FAPESB, 2008.

BRIGHT, William. As dimensões da Sociolinguística. In: FONSECA, Maria Stella, NEVES, Moema (org.) Sociolinguística. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974, p. 17-23.

DIAS, Valter de Carvalho. Você, a gente et alia indeterminam o sujeito em Salvador. 2010. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010.

FERREIRA, Carlota et al. Atlas Linguístico de Sergipe. Salvador: UFBA - Instituto de Letras/Fundação Estadual de Cultura de Sergipe, 1987.

GONÇALVES, Clézio Roberto. Uma abordagem sociolinguística dos usos das formas você, ocê e cê no português. 349 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

LABOV, William. The social stratification of English in New York City. 2.ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, [1996] 2006.

LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia, USA: University of Pennsylvania Press, 1972.

LOPES, Norma da Silva; CARVALHO, Cristina dos Santos; FREITAG, Raquel Meister Ko. Variação linguística e ensino: a contribuição dos encontros de sociolinguística. Tabuleiro de Letras, Salvador, v. 12, n. especial, p. 5-12, dez. 2018.

LOPES, Norma da S., SOUZA, Constância Maria B. de, SOUZA, Emília Helena P. M. de. Um estudo da fala popular de Salvador: PEPP. Salvador: Quarteto, 2009.

ROSSI, Nelson. Atlas prévio dos falares baianos. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1963.

Downloads

Publicado

11-09-2021

Como Citar

GONÇALVES, . R.; DIAS, . de C. Diálogos e tessituras com uma sociolinguista: Norma da Silva Lopes. Enlaces, Salvador, v. 2, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/956. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOCIOLINGUÍSTICA E INTERFACES