Estratégias de polidez usadas em diálogos entre professores e alunos em situações corriqueiras de comunicação via plataformas virtuais

Autores

  • Teciene Cássia de Souza Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0003-1926-2126
  • Taísa Rita Ragi Universidade Federal de Lavras
  • Lucimara Grando Mesquita Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Estratégias de polidez, Interações sociais, Plataformas visuais

Resumo

Em toda forma de comunicação entre sujeitos é possível notar o uso de estratégias de polidez como uma forma de harmonizar as relações sociais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as interações sociais presentes nas plataformas virtuais, verificando as estratégias de polidez utilizadas em conversas entre professor e aluno. Para tal, realizamos uma pesquisa teórica acerca das estratégias de polidez e, somando à pesquisa teórica, apresentamos uma análise de conversas selecionadas entre professor e alunos através de plataformas virtuais. À vista disso, os resultados desta pesquisa apontaram que a interação entre professor e aluno acontece, na maioria das vezes, mediada por algumas das estratégias de polidez, visando a proteção da face, tanto do locutor quanto do interlocutor.

Referências

BELIZÁRIO, V. A.; SOUZA, T. C.; RAGI, T. R. Hipermídia: contribuições para o processo de formação de professores. In.: Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 10, n. 8, 2021, p. 180-190. Disponível em: https://bit.ly/3A2uBoL. Acesso em: 26 jan. 2022.

BROWN, P.; LEVINSON, S. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambrigde University Press, 1987. Disponível em: https://bit.ly/3ddPlBd. Acesso em: 15 abr. 2022.

FRASER, B. Conersational Mitigation. Journal of Pragmatics, 1980.

GOFFMAN, E. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.

GRICE, H. P. Logic and Conversation. In.: Jaworski, A. & Coupland, N. In.: The Discourse Reader. 2.ed. USA: Routledge, 2006.

LEECH, G. Politeness: is there an East­west divide? Journal of Foreign Languages General Serial, v. 160. n. 6, november, 2005.

LEECH, G. Principles of Pragmatics. London: Longman, 1983.

MESQUITA, L. G.; OLIVEIRA, L.; RAGI, T. R. Multiletramento audiovisual: a constituição dos sujeitos pela linguagem nos espaços de cineclube. In.: Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 299-315, jul./dez. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3bE5dfS. Acesso em: 20 fev. 2022.

RAGI, T. R., BELIZÀRIO, V. A.; SILVA, L. F. C. A leitura em sala de aula: implicações sobre o gênero multimodal. In.: Discursividades. v. 10. n. 1. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3Qq5VMl. Acesso em: 28 abr. 2022.

SATHLER, E. H. B. Estratégias de polidez utilizadas por brasileiros em situações de elogio: um estudo sociointeracional. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília. Instituto de Letras, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3vLg5zt. Acesso em: 12 mar. 2022.

SATHLER, E. H. B. Estratégias de Polidez Utilizadas por Brasileiros em Situações de Elogios: um Estudo Sociointeracional. 2011. 116f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de Brasília. Brasília/DF. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3zAAA2V. Acesso em: 02 mar. 2022.

THOMAS, J. A. Meaning in Interaction an Introduction to Pragmatics. London: Routledge, 1995. TRASK, R. L. Dicionário de Linguagem e Linguística. Trad. Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004.

VILLAÇA, I.; BENTES, A. Aspectos da cortesia na interação face a face. In.: PRETI, Dino (org). Cortesia Verbal. São Paulo: Humanitas. 2008.

Downloads

Publicado

02-11-2022

Como Citar

SOUZA, . C. de; RAGI, . R.; MESQUITA, . G. Estratégias de polidez usadas em diálogos entre professores e alunos em situações corriqueiras de comunicação via plataformas virtuais. Enlaces, Salvador, v. 3, 2022. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/978. Acesso em: 10 dez. 2022.