Relações de poder e existência autêntica em "As Filhas do Falecido Coronoel", de Katherine Mansfield
DOI:
https://doi.org/10.55847/enlaces.v4i.1029Palavras-chave:
Relações de poder, Existência autêntica, As Filhas do Falecido Coronel, Katherine MansfieldResumo
O presente artigo tem como principal proposta analisar o conto As Filhas do Falecido Coronel (1920), da escritora neozelandesa Katherine Mansfield, sob a perspectiva de existência autêntica com a finalidade de identificar meios de interferência e opressão sociais sobre as protagonistas e, para tal, destacaremos trechos da narrativa em questão para análise. A pesquisa será bibliográfica e de caráter analítico, tendo como aporte teórico pressupostos, sobretudo, de Michel Foucault (1996), para contribuir com as discussões acerca das relações de poder, e de Miroslawa Kubasiewicz (2011), pesquisadora polonesa que lançou mão da ideia de “existência autêntica”, noção em voga em muitas narrativas de Katherine Mansfield. Nossa proposta assume que as protagonistas do conto de Mansfield, as irmãs Constantia e Josephine, adotam papéis sociais impostos a elas devido a relações de poder constituídas no patriarcalismo que as impelem de exercer suas vontades após a morte do pai, ao passo que têm dificuldades em lidar com variados compromissos póstumos.
Referências
BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo: fatos e mitos. 4. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
BLASINA, J. R. O espaço pictórico e vertigem na narrativa de Katherine Mansfield: uma análise artístico-literária. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 8. ed. São Paulo: Graal, 1996.
KUBASIEWICZ, M. Authentic existence and the characters of Katherine Mansfield. In: WILSON, J.; KIMBER, G.; REID, S. Katherine Mansfield and Literary Modernism. Continuum: London, 2011. p. 53-65.
MANSFIELD, K. Prelúdio. In: PINHEIRO, Flora (org.). 15 Contos Escolhidos de Katherine Mansfield. Tradução de Mônica Maia. São Paulo: Record, 2016. p. 170-227.
MANSFIELD, K. As Filhas do Falecido Coronel. In: PINHEIRO, F. (Org.). 15 Contos Escolhidos de Katherine Mansfield. Tradução de Mônica Maia. São Paulo: Record, 2016. p. 94-122
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Moisés Silva de Azevedo Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a License Creative Commons Attribution do tipo Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no periódico e não permite alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais;
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.