DIMENSÕES DA CULTURA DE UMA COMUNIDADE DE DOCENTES

Autores

  • Núbia Moura Ribeiro IFBA
  • Joseina Moitinho Tavares Instituo Federal de Educação da Bahia
  • Manuela Pedra Instituo Federal de Educação da Bahia
  • Rita de Cássia Araújo Cerqueira Instituo Federal de Educação da Bahia
  • Rosangela Novaes de Jesus Instituo Federal de Educação da Bahia
  • Wagna Piler Carvalho dos Santos Instituo Federal de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.437

Palavras-chave:

Cultura organizacional. Comunidades de Prática.

Resumo

As atividades de ensino são multidimensionais e envolvem aspectos diversos, desde os pedagógicos e relativos especificamente ao ensino-aprendizagem até aqueles que envolvem a cultura da instituição e da comunidade docente. Dentre os estudos acerca dessas atividades de ensino foram encontrados poucos que entrelaçam discussões sobre a cultura e a organização da comunidade docente. Assim, para compreender essas atividades a partir das dimensões da cultura e da organização da comunidade docente, foram tomadas como referencias os estudos acerca de Comunidade de Prática (CoP) e de cultura organizacional procurando identificar neles as dimensões que pudessem auxiliar a compreensão da comunidade docente do ponto de vista de sua cultura e sua organização. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar essas dimensões. Nesse intuito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as categorias Comunidade de Prática e cultura organizacional. A partir daí, foram identificadas as dimensões e foi construído um modelo embasado em CoP e cultura institucional para auxiliar a compreensão da comunidade docente do ponto de vista de sua cultura e sua organização. Este modelo será utilizado em pesquisas sobre o tema no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos