EVASÃO E PERMANÊNCIA NO IFBA - IRECÊ: VELHOS DESAFIOS, NOVOS OLHARES

Autores

  • Amanda Mendes de Santana Dourado IFBA
  • Avelar Luiz Bastos Mutim Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Aparecida Rafael da Silva Alecrim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.444

Palavras-chave:

Evasão. Fatores Intraescolares. Permanência.

Resumo

O presente texto traz uma discussão acerca de algumas questões relacionadas ao fenômeno da evasão no IFBA-Irecê, apontadas na dissertação de Mestrado intitulada: Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia: análise dos fatores intraescolares da evasão como base para criação do Observatório Pedagógico Institucional no Campus de Irecê/Bahia. Realizou-se uma pesquisa aplicada numa abordagem qualitativa, na qual se identificou dentre outras questões, os contextos em que ocorre a evasão, bem como alguns fatores nela envolvidos, considerando a gestão como importante fator de desempenho. Neste artigo, expomos dados levantados na investigação, e as primeiras ações realizadas com o propósito de contribuir para o êxito e permanência discente. A partir dos dados apontados, descrevemos a realização de um Projeto de Acolhimento, proposto como primeira ação do Observatório Pedagógico Institucional, que visa contribuir para a redução do fracasso e evasão escolar.

Biografia do Autor

Amanda Mendes de Santana Dourado, IFBA

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia - Campus Irecê.

Avelar Luiz Bastos Mutim, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade /PPGEduC (Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação Stritu Sensu em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação /GESTEC (Mestrado Profissional).

Maria Aparecida Rafael da Silva Alecrim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Especialista em Gestão de Organizações Educacionais. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia - Campus Irecê.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos