ESTUDO DA FERRAMENTA SCRATCH PARA ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO IFBA

Autores

  • Maria Teresinha Tamanini Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Jandeson Bomfim Da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.806

Resumo

O uso da computação está cada vez mais presente. Introduzir técnicas de programação é importante para os estudantes do ensino médio, que já almejam conhecer este assunto.  A lógica de programação ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e quantitativo e ajuda na solução de problemas do dia a dia. O Scratch permite que o usuário aprenda a lógica de programação de uma forma mais lúdica, porque no lugar de códigos temos uma estrutura simples e uma plataforma interativa e divertida do ponto de vista do usuário.  O objetivo da pesquisa foi estudar a linguagem de programação Scratch e sua aplicação no aprendizado da lógica de programação com estudantes do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Como a lógica de programação não é uma disciplina simples, o uso de uma plataforma como esta auxiliou na introdução deste tema e na aprendizagem dos discentes. Neste contexto, o ensino da tecnologia contemplou questões relativas ao pensamento sistematizado e lógico. Observamos através dos programas feitos pelos alunos que em sua maioria conseguiram desenvolver as atividades e usaram os conceitos e comandos de lógica de programação em blocos utilizando a ferramenta. Conseguimos exercitar o ensino da lógica de programação e o raciocínio lógico e matemático utilizando recursos da informática com o uso de tecnologia.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Relato de Experiência

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