UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DO IFBA

Autores

  • Antonio Clodoaldo Almeida Neto IFBA - CAMPUS SALVADOR
  • Maria Aparecida da Silva Modesto
  • Jocelma Rios
  • Rivailda Argollo
  • Maria Teresinha Tamanini Andrade
  • Jowaner Araújo
  • Claudio Reynaldo Souza
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.137

Palavras-chave:

evasão ensino superior, gestão acadêmica, eficiência acadêmica, modelo de análise.

Resumo

Com a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em 2008, o número de unidades de ensino aumentou significativamente. Essa ampliação, ao mesmo tempo em que traz uma importante evolução no sistema de ensino, implica também na responsabilidade de gerir as consequências no que tange aos processos de evasão dos alunos matriculados nos diversos cursos. No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), existe carência de pesquisas que focalizem a evasão, para além do cálculo de índices e taxas, como um conjunto integrado de causas exógenas e endógenas que se associam à ocorrência do abandono dos cursos e até mesmo do sistema de ensino, ocasionando a evasão dos alunos nos cursos superiores. Nesse sentido, faz-se imprescindível a realização de pesquisas que apoiem a atuação administrativa e acadêmica da instituição, visando estudar um dos indicadores mais complexos no âmbito da gestão do ensino, referentes à evasão nos cursos de graduação. Tais pesquisas colocam-se na perspectiva de elaborar um modelo de análise da evasão para os cursos superiores, com abordagem sistêmica considerando indicadores de tendência, bem como a integração entre os fatores causais internos e externos. Espera-se que a compreensão desse tema colabore para a melhoria dos indicadores de eficiência e eficácia acadêmica e, por conseguinte, possibilitem a redução das taxas de evasão dos alunos nesse nível de ensino.

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Publicado

2018-02-28

Edição

Seção

Artigos