DIMENSÕES DA CULTURA DE UMA COMUNIDADE DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.437Palavras-chave:
Cultura organizacional. Comunidades de Prática.Resumo
As atividades de ensino são multidimensionais e envolvem aspectos diversos, desde os pedagógicos e relativos especificamente ao ensino-aprendizagem até aqueles que envolvem a cultura da instituição e da comunidade docente. Dentre os estudos acerca dessas atividades de ensino foram encontrados poucos que entrelaçam discussões sobre a cultura e a organização da comunidade docente. Assim, para compreender essas atividades a partir das dimensões da cultura e da organização da comunidade docente, foram tomadas como referencias os estudos acerca de Comunidade de Prática (CoP) e de cultura organizacional procurando identificar neles as dimensões que pudessem auxiliar a compreensão da comunidade docente do ponto de vista de sua cultura e sua organização. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar essas dimensões. Nesse intuito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as categorias Comunidade de Prática e cultura organizacional. A partir daí, foram identificadas as dimensões e foi construído um modelo embasado em CoP e cultura institucional para auxiliar a compreensão da comunidade docente do ponto de vista de sua cultura e sua organização. Este modelo será utilizado em pesquisas sobre o tema no Instituto Federal da Bahia (IFBA).
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Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).