O USO DE MAPAS DE EPISÓDIO NA IDENTIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.438Palavras-chave:
Concepções sobre a Natureza da Ciência, Mapas de episódio. Evolução dos Conceitos da Física.Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo de caráter qualitativo sobre as vantagens do uso da ferramenta mapas de episódio, em comparação com os instrumentos de pré e pós-teste, na identificação das concepções acerca da Natureza da Ciência (NdC) de estudantes de uma disciplina sobre Evolução dos Conceitos da Física (ECF). Os resultados indicam que os mapas de episódio – em comparação com os instrumentos de pré e pós-testes – possuem a vantagem de assinalar as falas e intervenções espontâneas dos estudantes sobre aspetos da NdC ao longo das aulas; mostrar quando e como os estudantes apresentam um padrão de mudança nas suas concepções; revelar as concepções discutidas/problematizadas no decorrer das aulas e os respectivos contextos; mostrar como e quando se dá a mediação do professor; e de fornecer posicionamentos que explicitamente sinalizam as concepções dos estudantes sobre a NdC.
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