EVASÃO E PERMANÊNCIA NO IFBA - IRECÊ: VELHOS DESAFIOS, NOVOS OLHARES
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.444Palavras-chave:
Evasão. Fatores Intraescolares. Permanência.Resumo
O presente texto traz uma discussão acerca de algumas questões relacionadas ao fenômeno da evasão no IFBA-Irecê, apontadas na dissertação de Mestrado intitulada: Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia: análise dos fatores intraescolares da evasão como base para criação do Observatório Pedagógico Institucional no Campus de Irecê/Bahia. Realizou-se uma pesquisa aplicada numa abordagem qualitativa, na qual se identificou dentre outras questões, os contextos em que ocorre a evasão, bem como alguns fatores nela envolvidos, considerando a gestão como importante fator de desempenho. Neste artigo, expomos dados levantados na investigação, e as primeiras ações realizadas com o propósito de contribuir para o êxito e permanência discente. A partir dos dados apontados, descrevemos a realização de um Projeto de Acolhimento, proposto como primeira ação do Observatório Pedagógico Institucional, que visa contribuir para a redução do fracasso e evasão escolar.
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Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).