REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS TIC NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i2.467

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação. Tecnologia da Informação e da Comunicação. Educação Intercultural.

Resumo

O presente artigo tem como foco de análise o papel que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vêm desempenhando para o avanço do processo de internacionalização da educação superior em nível institucional. Objetivando desenvolver uma reflexão teórica em torno desta temática, discute a atual conjuntura conceitual e prática no que tange ao desenvolvimento do processo de internacionalização em Instituições de Ensino Superior (IES), bem como a capacidade de apropriação do uso das TIC no contexto da educação. Desse modo, o estudo problematiza as possibilidades, contribuições e impasses advindos da utilização das TIC com vistas à promoção e institucionalização das dimensões internacional e intercultural aos objetivos, funções e oferta educação superior. A partir das reflexões aqui desenvolvidas, argumenta-se que as TIC têm se transformado em importantes veículos para o processo de internacionalização, de modo a proporcionar a democratização da formação intercultural para a comunidade acadêmica, bem como possibilitar a inserção das IES no cenário internacional.

Biografia do Autor

Paula Souza de Oliveira, Instituto Federal da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora de Relações Internacionais do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação da UFBA.

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Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos