O (DES)CENTRAMENTO DE UMA AUTORA AFROCENTRADA
Palavras-chave:
Afrocentricidade. Descentramento. Quarto de despejo: diário de uma favelada.Resumo
Este texto apresenta uma discussão acerca da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus. O objetivo da pesquisa é a análise desse diário no campo da afrocentricidade, pois Carolina de Jesus possui uma visão afrocentrada sobre sua própria vida ao demonstrar resistência diante dos processos de aniquilação de sua pessoa humana, por ser negra, pobre e moradora de favela. Além disso, se coloca como afrocentrada ao se autoafirmar enquanto escritora e por seus posicionamentos políticos e críticos. Se nesse paradigma Carolina de Jesus é centrada, ou seja, está em compromisso com seus próprios interesses e com o histórico de luta e resistência de seus ancestrais, no percurso da historiografia e crítica literária brasileira a escritora é uma narradora descentrada, uma vez que não faz parte dos campos dominantes da sociedade. O histórico de exclusão e exploração dos negros e o racismo estrutural que se consolidou nas sociedades contemporâneas são a base para entender o descentramento e a importância da afrocentricidade da escritora para a história do Brasil e para a literatura brasileira. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, principalmente a partir dos pressupostos teóricos de Molefi Kete Asante (2009) e outros pesquisadores dos estudos afrocentrados. E, também, de estudos nos campos da cultura, da narrativa, e do racismo.
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