v. 1 n. 1 (2020)

					Visualizar v. 1 n. 1 (2020)

É com muita alegria que lançamos a primeira edição da ENLACES – Revista de Estudos Linguísticos Literários, fruto de vários esforços do grupo de pesquisa ELiPor – Estudos da Língua Portuguesa: descrição e ensino, formado por alguns pesquisadores do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

A escolha da capa deste primeiro número reflete exatamente o que propõe este periódico: os enlaces das fitinhas na Igreja do Senhor do Bonfim, localizada na Capital da Bahia, Salvador, representa o sincretismo religioso muito presente na cultura de todo o Estado, como também revela as relações e a diversidade em todas as suas nuances, especialmente aquela presente nas representações linguísticas e literárias.

O IFBA cresceu bastante nos últimos anos e, com ele, novos profissionais da área de Letras, principalmente voltados para o ensino das línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Além do aumento quantitativo, houve também o aumento qualitativo, com um número significativo de novos Mestres e Doutores.

Dessa forma, percebe-se a necessidade de um espaço especializado para a publicação de textos produzidos por esses profissionais, bem como para possibilitar o diálogo com outros pesquisadores de todo o território nacional e, também, internacional. Outro fator que corrobora essa necessidade é revelado pela consulta aos currículos dos docentes desta instituição, que atestam participação frequente em eventos nacionais e internacionais, evidenciando, assim, a relevância desta revista.

O IFBA, como uma instituição primordialmente de Educação, cria com esta revista um espaço profícuo de divulgação científica, voltado para os profissionais e pesquisadores de Letras e áreas correlatas, um locus que buscará expor importantes reflexões que envolvem a descrição das línguas portuguesa, inglesa e espanhola, como também suas implicações para o ensino.

Desse modo, nesta edição inaugural, contamos com originais que dialogam diretamente com os estudos linguísticos e com os estudos literários, ressaltando-se também suas relações com o ensino.

Publicado: 31-12-2020

Edição completa