PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DE UM CONTEXTO CTSA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.782Palavras-chave:
Sequência Didática., Ensino Médio Integrado, Enfoque CTSA, Pedagogia Freireana, Metodologias AtivasResumo
O modelo desenvolvimentista sem a participação dos membros da sociedade e os avanços da ciência e tecnologia sem compromisso com o meio ambiente tem ocasionado o agravamento dos problemas socioambientais, evidenciado na recorrência dos surtos epidêmicos nas últimas décadas. Na busca pela problematização do aprendizado científico, levando em conta os aspectos sociais, ambientais, políticos, culturais e científico-tecnológicos envolvidos e/ou relacionados a essa temática e articulados aos pressupostos do Ensino Médio Integrado este trabalho optou pela educação científica no viés dos estudos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). E tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática construída a partir do enfoque CTSA no âmbito do EMI, através de metodologias de ensino ativas e problematizadoras alicerçadas na perspectiva Freireana. Ela está estruturada em 4 etapas que incluem o modelo dos Três Momentos Pedagógicos que apresentam características inerentes à pedagogia defendida por este educador, e esperamos que sua abordagem possa contribuir com a formação dos estudantes para serem atores sociais participativos e críticos frente aos problemas socioambientais e das suas implicações na saúde coletiva
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