PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DE UM CONTEXTO CTSA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Maria Dulcineia Sales Santa Isabel Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Jancarlos Menezes Lapa Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Carlos Alex de Cantuária Cypriano Instituto Federal da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.782

Palavras-chave:

Sequência Didática., Ensino Médio Integrado, Enfoque CTSA, Pedagogia Freireana, Metodologias Ativas

Resumo

O modelo desenvolvimentista sem a participação dos membros da sociedade e os avanços da ciência e tecnologia sem compromisso com o meio ambiente tem ocasionado o agravamento dos problemas socioambientais, evidenciado na recorrência dos surtos epidêmicos nas últimas décadas. Na busca pela problematização do aprendizado científico, levando em conta os aspectos sociais, ambientais, políticos, culturais e científico-tecnológicos envolvidos e/ou relacionados a essa temática e articulados aos pressupostos do Ensino Médio Integrado este trabalho optou pela educação científica no viés dos estudos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). E tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática construída a partir do enfoque CTSA no âmbito do EMI, através de metodologias de ensino ativas e problematizadoras alicerçadas na perspectiva Freireana. Ela está estruturada em 4 etapas que incluem o modelo dos Três Momentos Pedagógicos que apresentam características inerentes à pedagogia defendida por este educador, e esperamos que sua abordagem possa contribuir com a formação dos estudantes para serem atores sociais participativos e críticos frente aos problemas socioambientais e das suas implicações na saúde coletiva

Biografia do Autor

Jancarlos Menezes Lapa, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professor e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), Campus Salvador-BA

Tereza Kelly Gomes Carneiro, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari.

Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), Campus Salvador

Carlos Alex de Cantuária Cypriano, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professor Voluntário Sênior do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador.

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), Campus Salvador

Downloads

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)