SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO UNIVERSO DA EPT: ABORDANDO BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE A PARTIR DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.799Palavras-chave:
Ensino de Geometria; Sequência de Ensino Investigativa; Ensino Médio Integrado.Resumo
Os problemas relacionados ao ensino de geometria nas pesquisas em educação matemática não são novos. Há um consenso entre pesquisadores da área que grande parte das escolas têm praticado esse ensino de forma descontextualizada, quase sempre na forma de abordagens tradicionais. Um reflexo disso tem sido aulas em sua maioria expositivas e limitadas ao uso de livros didáticos, criando um ambiente de desinteresse e retenções na aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar uma alternativa para o ensino de geometria numa abordagem não tradicional, a partir da construção de uma Sequência Didática para aplicação em espaços de Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente, o Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenho da Sequência Didática, tomamos por base a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) a partir das concepções de aprendizagem dialógica de Freire, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a interdisciplinaridade. A SEI que trazemos como resultado deste trabalho, aborda aspectos geométricos ligados a bidimensionalidade e tridimensionalidade numa junção de conhecimentos da matemática e da arte, e está estruturada em quatro etapas: problema, sistematização do conhecimento, contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. Além de se constituir como um material para melhoria do ensino de geometria em espaços reais de sala de aula, este trabalho contribui e motiva pesquisas na interface do ensino da matemática com o campo da educação profissional, principalmente no pensar currículos e proposições didáticas visando à formação integral alicerçados nas bases teóricas que remetem ao EMI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).