OS DESAFIOS DA INCLUSÃO A PARTIR DA DIFERENÇA LINGUÍSTICA DO SURDO: Análise de um projeto político pedagógico

Autores

  • Érica Batista Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Lívia Dodds Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Palavras-chave:

Surdez. Inclusão. Educação bilíngue. Projeto Político Pedagógico (PPP). Cultura surda.

Resumo

Este estudo analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Anésia Guimarães em Eunápolis, Bahia, quanto à sua adequação à cultura surda e à promoção da inclusão de surdos na educação. O PPP, um documento orientador das atividades escolares, foi considerado essencial devido à sua construção coletiva e foco no ensino-aprendizagem. O artigo propôs uma reflexão baseada na legislação pertinente, visando repensar a educação dos surdos através de práticas bilíngues para garantir seus direitos. Uma revisão de literatura sobre o histórico educacional dos surdos e a análise do PPP foram realizadas, refletindo sobre inclusão, currículo e práticas pedagógicas. Aspectos como identidade, cultura e linguagem surda também foram abordados com base em obras relevantes.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

BATISTA RODRIGUES, Érica; DODDS DE MELO, . . OS DESAFIOS DA INCLUSÃO A PARTIR DA DIFERENÇA LINGUÍSTICA DO SURDO: Análise de um projeto político pedagógico. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 124–153, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1017. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, Cultura e Linguagens