OS DESAFIOS DA INCLUSÃO A PARTIR DA DIFERENÇA LINGUÍSTICA DO SURDO: Análise de um projeto político pedagógico
Palavras-chave:
Surdez. Inclusão. Educação bilíngue. Projeto Político Pedagógico (PPP). Cultura surda.Resumo
Este estudo analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Anésia Guimarães em Eunápolis, Bahia, quanto à sua adequação à cultura surda e à promoção da inclusão de surdos na educação. O PPP, um documento orientador das atividades escolares, foi considerado essencial devido à sua construção coletiva e foco no ensino-aprendizagem. O artigo propôs uma reflexão baseada na legislação pertinente, visando repensar a educação dos surdos através de práticas bilíngues para garantir seus direitos. Uma revisão de literatura sobre o histórico educacional dos surdos e a análise do PPP foram realizadas, refletindo sobre inclusão, currículo e práticas pedagógicas. Aspectos como identidade, cultura e linguagem surda também foram abordados com base em obras relevantes.
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