CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO ECOLÓGICO-AMBIENTAL SUSTENTÁVEL EM CHÓKWE, PROVÍNCIA DE GAZA-MOÇAMBIQUE

Autores

  • Munossiua Efremo Macorreia FUNIBRE-UNIVESIDADE INTERNACIONAL
  • Reinaldo Portal Domingo Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade ecológica

Resumo

As preocupações referentes à Educação Ambiental, vêm se aumentando a nível internacional nas últimas décadas devido a sua influência na sensibilização dos cidadãos na mudança de mentalidade, hábitos e costumes, procurando compartilhar os conhecimentos de desenvolvimento ecológico ambiental sustentável, garantindo o uso racional do meio ambiente de forma que as camadas vidouras possam ser o suporte do amanhã quando se retratam fatos que tem a ver com o comportamento humano. Neste sentido, a escola desempenha um papel mais relevante, pois participa na construção do conhecimento e forma indivíduos conscientes em todas as vertentes ou saberes, incluindo as questões ambientais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo: Analisar a contribuição da educação ambiental no âmbito de desenvolvimento ecológico ambiental sustentável, demonstrando como ela pode ser uma ferramenta para a conscientização ambiental e mitigação de danos causados pelo homem no Distrito de Chókwè. Para o efeito, e pesquisa em causa é exploratória, descritiva e empírica de natureza qualitativa, na perspectiva de responder a seguinte questão: De que forma a educação ambiental possa contribuir no âmbito de desenvolvimento ecológico ambiental sustentável no Distrito de Chókwè? Face a isso, os resultados revelam que a educação ambiental não tem sido planificada com rigor, ou seja a execução não dá observância ao envolvimento dos aspectos políticos, econômicos, socioculturais e ecológicos, o que justifica a falta de diálogo entre as áreas afins, bem como as auxiliares, como é o caso das comunidades locais com vista a atingir os objetivos científicos em coordenação com os objetivos governamentais, sem interferir no seu status quo quanto a transformação dos paradigmas das vivenciadas. Logo, sugere-se que a escola busque métodos adequados que possibilitam o envolvimento de todos, a fim de construir conhecimentos que visem à conscientização e reflexão dos alunos frente às problemáticas ambientais atuais.

Biografia do Autor

Munossiua Efremo Macorreia, FUNIBRE-UNIVESIDADE INTERNACIONAL

Doutor pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI MX). FUNIBRE - Universidade Internacional, Moçambique

Reinaldo Portal Domingo, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Tecnologia Educativa pela Academia de Educação da Rússia (1992); Graduado em Letras pela Universidade Pedagógica de Moscou (Russia) em 1978. Professor titular da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Mestrado Profissional em Artes.

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Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos